No comments yet

Semana de sofrimento e dor – Salmo 37

Notícias trágicas recebemos nesta última semana. Muitas maldades, desequilíbrios, adversidades, perigos, mortes, sofrimentos, terrores, assaltos, atrocidades, injustiças, corrupção e tantos acontecimentos que entristecem a todos nós. Tragédias como a de Las Vegas e a de Janaúba nos aterrorizam. Dias difíceis que trazem insegurança sofrimento e dor pra muita gente. Estamos sofrendo e precisamos do Emanuel, do Deus conosco!

Como devemos nos portar diante desse tempo que nos parece cada vez mais difícil e tenebroso? O salmo 37 nos traz uma mensagem de alento e conforto.

Em meio a tamanha maldade, lembremos que o mundo inteiro passa por dor conosco, que “Deus chora” conosco diante das atrocidades e que seus cuidados e suas palavras jamais passarão. A nossa tribulação aqui é chamada, nas Escrituras, de breve e momentânea; declaração acompanhada de uma afirmação de que a presença de Deus se fará intensa durante as dores, ela produzirá, para nós, um eterno peso de glória (presença de Deus) que nos sustenta sempre em meio as dores da vida e da existência. Não posso deixar de registrar a intensa presença divina manifestada na ação heroica da professora Helley Abreu Batista, de 43 anos, que, para salvar seus alunos, lutou com o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que colocou fogo no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, na cidade de Janaúba, na manhã da última quinta-feira, dia 05/10. A professora Helley teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital, o vigia Damião também morreu.

Somos desafiados, entremeados nessas tragédias, a confiar em Deus e a persistirmos em fazer o bem, a qualquer preço – fazer o bem não é coisa muito fácil em tempos difíceis como o que vivenciamos. Fazer o bem exige de nós muita coragem, força e percepção de que Deus é conosco. É lutar contra a correnteza da maldade e da perversidade humana, é ir em direção contrária. O salmista nos encoraja a confiar em Deus, fazer o bem e se alimentar da verdade; assim não desanimaremos nem desfaleceremos, seremos motivados, pelo Espírito d’Ele em nós, a entregarmos toda a nossa existência nas mãos de Deus.

Com nossas vidas entregues nas mãos do Senhor, desfrutaremos da ação, do movimento de Deus, que vem ao nosso encontro, cuida, fortalece e satisfaz os desejos de um coração que anda com Ele e compreende a vontade d’Ele. Deus trabalha em nosso favor e nos fortalece para sermos reflexos da luz d’Ele, mesmo no meio de momentos de extrema maldade, desorientação e desequilíbrios. Quem é atraído por Deus, o ama e confia n’Ele, tem um Deus a seu favor.

Muito mais que o cumprimento de algum dos nossos sonhos e projetos, Deus está comprometido em cuidar dos que sofrem e sabe exatamente o que é melhor para cada um de nós. Ele se revela como um sofredor, como alguém que, como Helley, entrega a vida por outros que ama.

Confiemos em Deus, descansemos n’Ele, sejamos fortalecidos e sempre esperançosos por um mundo melhor.

Reverendo Jorge Diniz

Post a comment