No comments yet

Trindade, Comunidade Perfeita

Mateus 28.19; João 14.26; 1 Coríntios 8.6 ; 2 Coríntios 13.13; 1 Pedro 1.2; 1 João 5.7-8

Hoje a cristandade celebra o Deus único que, ao mesmo tempo, é Trino. O Domingo da Trindade é data de muita importância no Calendário Litúrgico Cristão. Rememoramos que o Deus criador, regenerador e sustentador é Comunidade Perfeita e se relaciona perfeitamente em Si mesmo: Pai, Filho e Espírito Santo e nos chama para relacionamentos cada vez mais intensos e profundos; primeiramente com Ele e, como resultado desta relação vertical, tenhamos também relações horizontais saudáveis, conosco mesmo e com os que nos rodeiam.

No centro da fé cristã está a revelação do mistério da Trindade. No primeiro livro das Escrituras Sagradas, o Gênesis, percebemos a presença das três pessoas no relato da criação, onde Espírito de Deus paira sobre a face da terra e o Pai cria todas as coisas do nada, através de sua Palavra, que é a própria pessoa do Filho. João, o apóstolo, também nos apresenta esse mistério logo no início do seu Evangelho: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” O logos, a Palavra que estava, que era e que é Deus pessoal e eternamente divino. Esse Jesus nos promete preparar um lugar na casa do “seu Pai” e, promete também o envio de “outro Consolador”, dando-lhe um nome: “o Espírito”. Pessoas distintas e notáveis e, cada um, plenamente Deus.

Jesus relaciona a missão do Espírito com a vontade e o propósito do Pai e do Filho. Em um momento, é o Pai quem envia o Espírito, como enviou o Filho. O Pai envia o Espírito, diz o nosso Senhor, “em meu nome”, isto é, como agente de Cristo, realizando sua vontade, agindo como seu representante e com sua autoridade. Assim como Jesus veio em nome do Pai agindo como representante do Pai e falando suas palavras, fazendo a obra do Pai e dando testemunho completo d’Aquele de quem era emissário, assim o Espírito vem em nome de Jesus para agir no mundo como testemunha de Jesus. As Escrituras dizem que o Filho também envia o Espírito “da parte do Pai”. Assim como o Pai enviou o Filho ao mundo, também o Filho envia o Espírito. Registrado está, nas Escrituras, o mistério da Trindade: Um Deus que é três pessoas eternamente, cada um com todos os atributos da divindade e plenamente, integralmente Deus.

Honremos o Espírito Santo reconhecendo a sua obra e confiando nela, é Ele quem nos leva ao Filho. Reconheçamos o Filho com sua divindade e humanidade, naturezas essenciais para o cumprimento do sacrifício expiatório, é Ele quem nos leva ao Pai. Adoremos ao Pai, com gratidão por sua imensurável graça resgatadora, O adoremos em o nome do Filho, através do Espírito Santo que nos foi dado. E Vivamos n’Ele!

Reverendo Jorge Diniz

Post a comment