500 Anos da Reforma – Os 5 Pontos do Calvinismo

A igreja, neste ano, reflete sobre os 500 anos da Reforma Protestante e sua relevância contemporânea. Rememoraremos aqui o famoso acróstico TULIP, que representa os assim conhecidos cinco pontos do Calvinismo, como seguem:

T. Depravação Total (Total Depravity). Tanto por causa do pecado original, como pelos seus próprios atos pecaminosos, toda a humanidade, exceto Cristo, em seu estado natural é inteiramente corrupta e completamente má, ela é restringida de manifestar a sua corrupção em plenitude por causa da instrumentalidade da graça comum. Em conformidade com a sua natureza, ela é completamente incapaz de salvar a si mesma, assim é totalmente dependente de Deus.

U. Eleição Incondicional (Unconditional Election). Antes da criação do mundo, em sua simples e livre graça e amor, Deus elegeu a muitos pecadores para uma completa salvação, contudo, sem prever a fé ou as boas obras, ou qualquer outra coisa que lhes servisse de condição ou causa, que movesse Deus a escolhê-los. A base da eleição não está na humanidade, mas no próprio Deus.

L. Expiação Limitada (Limited Atonement). Cristo morreu eficazmente, se houver um sequer condenado, a morte de Cristo foi ineficaz. Entendendo que todos os eleitos são alcançados com a salvação, ela é totalmente eficaz. Apesar da infinita suficiência de sua expiação, do divino chamamento a todos ao arrependimento e confiança em Cristo através da proclamação do evangelho a todos os homens. Muitos preferem os termos “expiação definitiva”, “expiação particular”, ou “expiação eficaz”, em vez de “expiação limitada”, tanto por causa de uma possível confusão da palavra “limitada”, como também, por causa de todo “limite” evangélico que a expiação possa ter em seu desígnio (para um calvinista), ou em seu poder de aplicar o seu propósito (para um arminiano).

I. Graça Irresistível (Irresistible Grace). Esta doutrina não significa que o não-eleito encontrará a graça irresistível de Deus, mas sim, que a graça salvadora de Deus não se estende igualmente a ele. Nem mesmo significa que o eleito encontrará a irresistível graça salvadora de Deus, desde o início se estendendo a ele, como se o eleito pudesse resistir a sua oferta por um período. O que ela significa é que o eleito é incapaz de resistir continuamente a graciosa oferta de Deus. No tempo designado, Deus atrai o eleito, um por um, a si mesmo, removendo a sua hostilidade e oposição a Ele e seu Cristo, regenerando-o e produzindo o desejo de receber o Cristo, seu Filho.

P. Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints). O eleito está eternamente seguro em Cristo, que, através do Seu Santo Espírito preserva para Si mesmo, capacitando-lhe a perseverar n’Ele até o fim. Aqueles que professam ser cristãos, e se apostatam da fé (1 Tm 4.1), são como João disse: “eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos” (1 Jo 2.19).

Reverendo Jorge Diniz