71. TÍTULO DO PROJETO
Projeto Mãos no Barro
Este projeto objetiva o ensino de arte cerâmica para crianças e jovens, de 7 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, com duração de um semestre. As aulas serão semanais, com 2 horas de duração, na Rua da Capela, 200, em Contagem/MG.
O intuito maior desse projeto não é a estética das produções, mas a recuperação da possibilidade de cada criança e cada jovem criar livremente vivenciando o deleite do toque na argila, onde o tempo e a ansiedade desaparecem, criando um breve intervalo de paz.
2. COORDENADORA DO PROJETO
Efigênia da Consolação Pacheco
3. LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Rua da Capela, 200/ São Gonçalo/Contagem/MG
4. OBJETIVO DO PROJETO
Possibilitar a descoberta do potencial criador em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, através de recursos da arte cerâmica, contribuindo para o processo de inclusão social, inserção no universo da cultura e resgate da autoestima.
No processo de criação, as mudanças do pedaço de argila sob as mãos permitem as mudanças e a evolução da consciência pessoal do aluno.
Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, essa atividade possibilita o desenvolvimento interior do aluno; seja de seu potencial expressivo, ampliando-lhe os recursos de comunicação na linguagem plástica; seja de seu equilíbrio emocional e de sua flexibilidade, fortalecendo-o para enfrentar frustrações e perdas.
5. BENEFICIÁRIOS
Crianças e jovens, de 7 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica.
6. CRITÉRIO DE SELEÇÃO DO BENEFICIÁRIO
Indicação do CPMM
Entrevista com Assistente Social
7. ATIVIDADES PREVISTAS
Informações teóricas e expositivas: como o barro se transforma em cerâmica.
Contato inicial com a argila
Técnicas de modelagem: rolinho, placa e cumbuca.
Queima das peças
Montagem dos móbiles
Esmaltação das peças
Oficina temática
Exposição no final do curso
8. NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
As atividades serão ministradas pela professora Efigênia Pacheco, em Contagem e a consultoria ficará a cargo da ceramista Flávia Soares, do Ateliê de Cerâmica Flávia Soares. A assessoria pedagógica ficará a cargo de Kátia Brasil.
9. RESULTADOS ESPERADOS
Melhora do equilíbrio emocional dos alunos, fortalecendo-os para enfrentar frustrações e perdas. Recuperar e melhorar a autoestima desses alunos, promovendo a integração psíquica, o despertar criativo e a inclusão social.
10. INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO
Relatórios de acompanhamento por psicólogos do Centro de Psicologia Márcio Moreira.
Relato pessoal dos alunos.
11. CUSTO
Total: R$ 2.976,00