Suicídio de Pastores – primeira parte

Parece um contrassenso associar o exercício do pastorado com a depressão; suicídio, pior ainda. Afinal, o pensamento mais comum entre as pessoas é de que os homens e mulheres dotados por Deus para serem ministro(a)s do Evangelho e dos Sacramentos estão mais perto d’Ele do que os demais mortais. E que esta proximidade lhes dá uma capa protetora contra todo o mal. Dentro desta lógica, um pastor ou pastora que tira sua própria vida é, necessariamente, uma pessoa de espiritualidade fraca, talvez nunca tenha sido uma pessoa genuinamente cristã…só pode ser.

Será isto verdade?

Pelo menos 5 pastores cometeram suicídio em 2017 no Brasil. Por quê?

O caminho fácil é considerar estas pessoas como não-cristãs, ou pouco espirituais, ou possuídas temporariamente por algum espírito maligno.

O caminho difícil é rever os conceitos que temos.

Onde está, nas Escrituras, que o sacerdote está mais próximo de Deus que as outras pessoas? Aquelas mais próximas de Jesus eram pessoas comuns, ou levitas, sacerdotes e fariseus?

Onde está, nas Escrituras, que o sacerdote tem uma proteção divina, especial? Estêvão não era pastor, nem apóstolo – era um diácono e evangelista nato: morreu apedrejado. Pedro, apóstolo, morreu crucificado. Paulo, apóstolo, foi açoitado e apedrejado, passou fome, sofreu naufrágio, sofreu injúrias e calúnias, e, por fim, foi decapitado. Timóteo, auxiliar de Paulo, pastor de comunidades, necessitava tomar medicamento diariamente para sua saúde. Jeremias, profeta, foi jogado em um poço. Daniel, outro profeta, foi ofertado como jantar aos leões. Como é possível imaginar que os homens e mulheres comissionados por Deus têm alguma proteção em especial?

Onde está, nas Escrituras, que o pastorado é uma profissão superior a qualquer outra? Quando Paulo fala dos dons conferidos às pessoas ele ensina que o dom “A” é superior ao “B”? Ou ensina que as pessoas têm dons diferentes que se completam em harmonia, para a edificação de todos?

Pastores e pastoras cometem suicídio porque são gente como a gente, são pessoas comuns, com os mesmos defeitos e angústias de todos.

Próxima semana: quais atitudes aumentam as chances do suicídio destas pessoas?