No comments yet

A Pessoa do Espírito Santo: Transforma

Ao longo da história da humanidade nada atrai mais as pessoas que a possibilidade do poder: fazer algo, se impor sobre a natureza ou sobre o próximo, fazer valer a própria vontade apesar da oposição do outro. Em certo lugar, as Escrituras dizem que Deus trabalha “não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito”. O verdadeiro poder do Espírito se mostra oculto aos olhos de todos, mas pode ser visto por todos.

Ele é oculto aos olhos de todos quando, na conversão, o Espírito Santo rompe na pessoa a orientação que o pecado dá. Daquele momento em diante ela não mais é escrava do pecado, mas dele está liberta pela ação do Espírito. É como o apóstolo Paulo ensina aos cristãos em Corinto: “Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (I Co 6.11)

O poder o Espírito também está oculto aos olhos de todos quando Ele dá à pessoa convertida a convicção íntima de ser perdoada, aceita, liberta do poder do pecado. É o mesmo apóstolo que ensina que “o próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16). A clara percepção deste fato pela pessoa é uma experiência significativa na vida de João Wesley, reformador da Igreja Anglicana, no que é conhecido pelos metodistas como “a experiência do coração aquecido”.

Mas este poder pode ser visto por todos quando o Espírito vai, na Sua Sabedoria, no Seu Ritmo, segundo a Sua Vontade, modelando, transformando, esculpindo uma nova pessoa a partir daquela que foi redimida. Este processo, que tem como alvo fazê-la progressivamente mais semelhante à pessoa de Jesus, é conhecido por “santificação”. E os frutos deste processo vão se tornando evidentes aos olhos de todos: amor, alegria, paz, amabilidade, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio. O poder do Espírito não é visto através de grandes milagres, ou de eventos extraordinários; ele é visto nas modificações permanentes nas vidas das pessoas. Estes são os verdadeiros milagres, o verdadeiro poder.

Post a comment