No comments yet

Cristo: Sua humanidade – por que é tão importante?

A completa humanidade de Jesus é necessária dentro da teologia para que o processo de salvação do ser humano – a restauração da sua relação com seu Deus Criador – possa ser compreendida por todos ao longo da história. Sua humanidade completa é tão importante que o apóstolo João adverte que quem não a reconhece defende o anticristo (I Jo 4.2-3).

É importante porque:

1. enquanto ser humano completo, a obediência sem defeito de Jesus O torna nosso representante, como Adão e Eva, de alguma forma, também o são. Enquanto estes falharam, Ele não, tendo enfrentado situações semelhantes às que eles vivenciaram.

2. se Ele não fosse completo ser humano, não poderia ser o substituto adequado a pagar o preço do pecado – não seria o justo a receber a punição no lugar do injusto. 3. sendo Deus e homem simultaneamente, Jesus nos representa junto ao Pai, e é a Sua imagem real para nós.

4. sendo homem, Jesus cumpre o propósito inicial do Deus Criador, a de que o ser humano reinasse sobre sua criação, como Seu mandatário.

5. enquanto ser humano, Jesus se torna nosso exemplo a ser seguido, na vida e na morte, na plena obediência aos propósitos redentores e transformadores (santificadores) de Deus.

6. sendo ser humano por completo, pode ser afirmado, sem medo, que Deus sabe o que é “ser gente”. Ao ser “gente como a gente”, Jesus se identifica com cada pessoa em cada tempo e lugar, principalmente no que diz respeito aos sofrimentos e dificuldades.

Post a comment