A Salvação: Expiação – era necessária?

O apóstolo Pedro, em sua segunda carta, informa que Deus não promoveu um meio pelo qual os anjos rebeldes pudessem expiar o pecado que cometeram. Mas o fez em relação aos seres humanos. Não porque algo O obrigou; apenas Ele decidiu que faria. Por quê? Não somos informados, apenas é assim.

Um crime pede reparação, além do castigo; o pecado demanda reparação e punição. Punida toda a humanidade está, ao morrer, e ao viver em um mundo onde a graça de Deus não é absoluta. Seus pecados remidos, ou reparados, ou destituídos do poder definitivo de ficar isolada do Criador. Mas como poderiam ser remidos?

No princípio, Deus disse ao primeiro casal que se comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal eles certamente morreriam. Qual o caminho? Ele mesmo, o próprio Deus Triúno, decide morrer no lugar de todos os seres humanos. Nenhuma criatura Sua estava em pé de igualdade conosco de tal modo que fosse possível sermos por ela substituída. Mas o Filho, sendo Deus, Ele “o fez pecado por nós”, para que fôssemos salvos.