“De graça recebestes, de graça dai.” Mateus 10.8b

Domingo de festa! Celebramos hoje os 67 anos de vida e missão da Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, nossa tão amada comunidade de fé. Com muita gratidão reunimo-nos! Olho para trás e vejo o quanto a boa mão de Deus esteve conosco. Quantas bênçãos! O esforço e dedicação de muitos e muitas certamente foram honrados pelo Eterno Senhor, o nosso Deus.

Deus de fato tem sido gracioso para conosco! Até aqui nos trouxe o Senhor, sempre debaixo de sua graça bendita. Saber que todas as bênçãos que recebemos vêm por causa da fidelidade, misericórdia, bondade e graça do nosso bom Deus é algo precioso. Saber também que tudo o que realizamos, todo o nosso esforço, e todo o resultado de nossa obra, acontecem exclusivamente porque nosso Pai Celeste é fiel, é uma virtude!

Neste ano trilhamos um caminho de reconhecimento que de graça recebemos de Deus. Não é necessário nenhum tipo de pagamento para que Deus abençoe e cuide. Tudo o que somos e o que temos, vem do alto, é reflexo da boa mão e do bom cuidado do Senhor. Toda nossa capacidade cognitiva, todas as nossas ações e atividades, todo o planejamento, tudo o que fazemos em nossas famílias, na igreja e em todas as esferas da vida com as quais interagimos, é simplesmente o resultado da graça que recebemos. Graça que gera frutos em nós, nos transforma, nos constrange, nos leva pra mais perto de Deus. Graça que gera em nós ações na direção dos que nos rodeiam, e estes percebem a proximidade do Eterno, por amor. Graça que gera muitos frutos que devem ser compartilhados no meio da comunidade e de nossa sociedade, compartilhados também de graça.

Celebremos estes 67 anos compartilhando frutos da graça de Deus com todos e todas. Como declara um antigo ditado popular: façamos o bem, sem olhar a quem! Pois no bem Deus é visto e reconhecido.

Ainda comemoraremos muitos aniversários, ainda contaremos muitas bênçãos. Mas para que isso aconteça devemos nos lembrar que temos muito ainda por fazer. Precisamos compreender que devemos ser mais do que servos cumpridores de nossas obrigações para com nosso Senhor. Somos chamados a servi-Lo de todo o nosso coração e com todas as nossas forças, com todos os dons que Ele nos presenteou e com toda a gratidão por tantas e tantas bênçãos recebidas. Há muito ainda a fazer, graças a Deus!

Peçamos ao Senhor suas bênçãos e seu sustento. Oremos para que nosso Senhor dê a cada um e a cada uma que caminha conosco como comunidade de fé, um coração grato, dedicado e comprometido para que continuemos a obra que Ele mesmo iniciou há 67 anos atrás. Espero que todos e todas envolvidos na vida e na missão da Segunda Igreja ouça do Senhor: “Servo(a) bom(boa) e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”.

Milhões de Parabéns, Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

Reverendo Jorge Diniz