No comments yet

Planos dos Homens e Planos de Deus

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Provérbios 19.21

Toda atividade humana requer um mínimo de planejamento. Das coisas mais simples às mais complexas. Quando vamos visitar um amigo, tomamos o seu endereço, buscamos sua localização no “Google Maps” ou no tradicional mapa de papel, para não nos perdermos no caminho.

Se vamos, também, fazer uma longa viagem ou construir uma casa, igualmente não podemos prescindir da capacidade de planejar. O Senhor Jesus também tratou desse tema ao perguntar: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” Lucas 14.28.

Tal acontece também com a nossa vida. No início de cada ano novo, fazemos planos e traçamos metas que queremos ver cumpridos ao final de um ciclo. Pensamos em construir uma casa nova, trocar de móveis, ler bons livros, cursar uma outra graduação ou fazer uma pós-graduação, noivar, casar, ter filhos, mudar de emprego e por aí vai.

A pergunta central é: você já colocou seus planos diante de Deus ou considera que coisas tão cotidianas e recorrentes não devem incomodá-lO? Precisamos nos educar para ter, sempre, o Senhor na direção de nossas vidas. Muitos de nossos planos podem ser, tão somente, desejos consumistas que, no final, farão mal para nossas finanças e nenhum valor ou alegria nos acrescentarão. Outros planos podem ser a expressão de nossa vaidade ou necessidade de nos afirmar diante dos outros e que nada acrescentam à nossa vida.

Há planos que são a imposição de uma vontade, de um desejo próprio, que muitas vezes coloca em sacrifício a vontade e a liberdade de quem amamos. Deus concordaria com esse tipo de plano?

A vida cristã nos recomenda confiar em Deus e colocar nEle toda a nossa ansiedade (1 Pedro 5.7). O Senhor Jesus nos orientou a não andar ansiosos por coisa alguma (Mateus 6.31). Devemos saber e confiar que, ao final, o que prevalece é a vontade do Senhor, aquilo que Ele tem preparado para nós, pois Ele sabe, de antemão, de todas as nossas necessidades (Mateus 6.8).

Confiemos e sigamos adiante, levando uma vida leve, sem fardos, em harmonia com o próximo, com a natureza e com toda a criação.

A Deus a glória, eternamente!

Presb. Wertson Brasil de Souza

Post a comment