O Dia da Bíblia

Comemoramos, neste segundo domingo do Advento, o dia da Bíblia. Em 1549, na Grã-Bretanha, o Bispo Cranmer convenceu o Rei Eduardo VI a instituir um dia especial para que o povo celebrasse e intercedesse pela Escritura Sagrada. No Brasil, este dia foi instituído pela Lei Federal nº 10.335/2001, embora desde 1850 fosse celebrado pelos missionários cristãos que aqui chegaram.

Se na, sua forma, a Bíblia é um livro como outro qualquer, o mesmo não se pode dizer sobre seu conteúdo e sua autoria. O conteúdo da Palavra de Deus aponta para Jesus Cristo, o Messias de Deus. Ele é inspiracional, ou seja, Deus soprou seu Espírito sobre homens e mulheres que escreveram os textos bíblicos para que o testemunho e a vida de seu Filho Jesus Cristo pudesse ser conhecido por toda a humanidade, como afirmou o apóstolo Pedro em sua segunda carta: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” 2 Pedro 1.21.

A Bíblia é a carta de Deus à humanidade. Nela, o Senhor revela todo o seu amor ao mundo, cujo extremo foi a oferta de seu próprio Filho para a nossa salvação.

A Bíblia é cristocêntrica ou seja Jesus Cristo é o centro da Escritura Sagrada e a razão maior de sua existência. No Antigo Testamento, são diversas as passagens, relatos e profecias que apontam para o Messias de Deus que haveria de salvar a humanidade. No Novo Testamento, Jesus de Nazaré é o Messias encarnado, Deus que se fez homem e que habitou entre nós, cheio de graça e verdade nos dizeres do evangelista João (João 1.14).

Neste dia especial, convém-nos refletir:

a) Que lugar temos dedicado à Palavra de Deus em nossas vidas?

b) A Bíblia é um livro central ou tem o mesmo tratamento que os demais livros da estante?

c) Temos nos ocupado com uma leitura semanal e meditativa da Palavra de Deus?

d) Temos lido e refletido os textos da Bíblia no ambiente doméstico e ensinado a nossos filhos e filhas o Caminho que ela nos aponta?

e) Em que medida a Palavra de Deus tem sido “lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho” Salmo 119.105?

f) As decisões de vida que tomamos são baseadas na orientação que a Palavra nos dá ou nos aplicamos a outras fontes de orientação?

g) Possuímos, de fato, uma ética e um modo de viver baseados na Palavra de Deus?

Que este dia da Bíblia permita-nos avaliar a atitude que temos tido para com a Palavra de Deus e que Ele nos possibilite um reencontro transformador de nossas vidas, para que venhamos a viver na sua perfeita e agradável vontade.

Você quer experimentar essa mudança? Ore e o Espírito de Deus o orientará a usufruir dessa “fonte da celeste vida”.

Glória somente a Deus!

Wertson Brasil, Presbítero.