Mordomia Responsável

Mordomia é um conceito cristão. Resumidamente significa o exercício do mandamento que Deus dá a toda raça humana na criação: cuidar e guardar o que lhe foi entregue. E não é um conceito exclusivamente nosso; ele também está no mundo secular, travestido de termos não religiosos: qualidade total, iso 9000, etc. Estes dois mundos têm muitos pontos onde não há concordância. Mas há pelo menos um onde há, ainda que com objetivos diferentes.

A igreja local, braço do Corpo de Cristo em uma determinada localidade, com um determinado tipo de pessoas com características semelhantes, tem uma Missão que é ampla: prestar culto a Deus de forma respeitosa e edificante; cuidar uns dos outros (espiritualmente, psicologicamente, economicamente), nos limites das bênçãos que Deus dá; pregar o Evangelho segunda a graça que lhe é concedida; servir a sociedade em geral segundo a Graça Comum e aos dons distribuídos pelo Espírito, iluminada pela capacidade de enxergar as necessidades mais profundas dela.

A Missão não é executada sem preparo, sem recursos, sem estrutura mínima. Os recursos e a estrutura não podem atrapalhá-la, ser obstáculo ou pedra de tropeço. Eles têm que ser sabiamente destinados e utilizados e ela flexível, ágil, previsível, responsiva.

Na igreja local, Mordomia Responsável significa cuidar das bênçãos e recursos humanos, psicológicos e financeiros que nosso Pai disponibiliza de modo que não haja obstáculos desnecessários à execução de sua Missão.

O Conselho de Presbíteros e a Junta Diaconal, na pessoa dos seus moderadores, vai iniciar uma série de medidas que busca aperfeiçoar o que já temos e melhorar o que precisa ser melhorado.

Uma destas medidas será a reunião periódica de todos os moderadores e responsáveis por departamentos. A primeira ocorrerá no dia 07 de maio, às 09 horas, estando os irmãos e irmãs nesta função convidados / convocados para tal.

Em Cristo,

Eduardo Ribeiro Mundim                                  Lucas Henrique Morandi
Moderador do Conselho de Presbíteros                  Moderador da Junta Diaconal