No comments yet

Pecado original: o que é isto?

Um termo técnico na teologia, que se tornou banal na língua comum, e, habitualmente se pensa nele como o dia que uma maçã foi degustada, contra a lei…Nada mais incorreto.

Pecado original significa, simplesmente, que o nosso pecado é consequência do pecado de Adão e Eva. Porque eles pecaram, nós pecamos; porque eles pecaram, o pecado está presente conosco do nascimento até a morte.

Como isto ocorre? Não é fácil explicar, e os teólogos se debruçam sobre o tema para construir uma explicação – conseguiram algumas, e os cristãos se dividem entre elas.

O apóstolo Paulo ensina em Rm 5: “…da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;…a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. …se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!… Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.”

Post a comment