No comments yet

Cristo: Dá vida

O Espírito Santo é que dá a vida, tanto agora, quanto no futuro.

Através das Escrituras é possível vê-Lo como o doador da vida, tanto das mais insignificantes quanto das mais complexas. O salmista sugere que o sopro do Espírito é que renova a terra (Sl 104.30) e na opinião de Eiliu, amigo de Jó, o gênero humano somente está vivo porque Deus não retira o Seu Espírito dele (Jó 34.14-15).

A vida futura é claramente obra do Consolador, como nosso Senhor Jesus O chamou. dialogando com Nicodemos, Ele ensina: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito” (Jo.3.58). Nascer do Espírito, ser regenerado, formado para uma vida qualitativamente diferente da anterior. Não necessariamente a transformação é óbvia aos olhos de todos, e dificilmente é completa; mas o tornar nova criatura, que começa uma etapa de vida diferente das anteriores, é, espiritualmente, imediato.

E foi o Espírito que formou Jesus no ventre de Maria. O anjo, ao explicar a ela como sua gravidez aconteceria sem que houvesse relação sexual, disse: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus” (Lc 1.35).

E foi Ele quem ressuscitou Jesus de entre os morto, e que fará o mesmo conosco: “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” Rm 8.11.

Post a comment